quarta-feira, 3 de junho de 2009

Web 2.0, a radicalização da comunicação

Por Fabrício Ângelo

No segundo dia de debates do Seminário de Marketing Sustentável, promovido pela Unomarketing, não restam dúvidas de que a palavra chave no relacionamento das empresas com os seus stakeholders, atualmente, é a “transparência”, trazida à cena principalmente com o advento da internet.

Julio Duram, diretor de concepção e interface do Universo Online (UOL), em sua exposição, observa que a grande rede mundial de computadores radicalizou a comunicação, não por imposição, mas por absorção, isto é, estabeleceu uma relação mais democrática, permitindo que o público interaja com o que quiser, com quem quiser e a hora que lhe for mais conveniente. Ele lembra que a Web 2.0 permite a troca de informação não apenas entre o consumidor e empresa, mas também entre os consumidores, o que força a transparência tão necessária nesse novo modelo de gestão.

Evidentemente, o publico jovem é o mais beneficiado por essa nova comunicação, que, em sua atual fase, a chamda Web 2.0, aprofundou a interatividade, através das redes sociais, comunicadores instantâneos e e-mails. Para os jovens, nascidos ao mesmo tempo em que essas ferramentas foram planejadas há uma grande facilidade em se adapatar a elas e às suas atualizações.

“Isso significa uma troca de papéis. Agora os protagonistas são os internautas e não as empresas de mídia. São eles que informam e também criticam essas informações. É a chamada geração internet”, disse Duram. A Web 2.0 é a internet social , engaja as pessoas, trabalha com temas sociais”. Mas é também uma ferramenta de negócios entre empresas e publico, imprescindível para as empresas que querem sobreviver no atual ciclo econômico.

Para Duran, entender o processo de marketing social tem sido um diferencial para alguns negócios. “A transparência da marca é uma estratégia de relacionamento. A interação entre o produto e o cliente faz com que a satisfação individual se torne uma satisfação coletiva. O mais importante é que o mercado entenda que as redes sociais hoje são a ferramenta comunicacional mais importante em uma economia que vem tomando rumos desconhecidos”, finalizou Julio Duram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário