quinta-feira, 4 de junho de 2009

Debate intenso mostra a consciência dos profissionais de marketing e comunicação

Por Fabrício Ângelo

Encerrou hoje, em São Paulo, a Feira e Seminário Marketing Ambiental, promovida pela Unomarketing, na Fecomércio. Cerca de 1.500 profissionais de comunicação e marketing tiveram a oportunidade de ouvir e debater, durante três dias, sobre as conseqüências e os novos modelos de gestão comunicacional em busca da sustentabilidade. Estiveram presentes profissionais das áreas de marketing, publicidade, jornalismo e relações públicas, que atuam nas mais diversas mídias, agências de comunicação e empresas. O seminário debateu, em oito plenárias e com 39 palestrantes, temas como o comprometimento e a responsabilidade desses profissionais, as pressões do consumidor consciente, a cultura de valores, o papel da tecnologia e o poder das novas midias, a comunicação estratégica e a interação midiática na Web 2.0. A feira recebeu 50 expositores.

Segundo Paula Faria, diretora da Sator, empresa organizadora de eventos, a expectativa era mobilizar o maior número possível de profissionais do mercado de marketing e comunicação. “Para isso, fechamos várias parcerias, com vários veículos de divulgação. Nossa intenção foi trazer esses profissionais para sensibilizá-los com a causa, mas com uma proposta que faça sentido para eles, já que grande parte não está acostumada com esse universo e seu vocabulário técnico.O seminário teve um formato inovador e um conteúdo atrativo, como um dos seus pontos fortes. “Conseguimos levar ao público um debate envolvente, onde todos tiveram espaço, que resultou em um feedback muito positivo”, avaliou Paula. Ao final ficou a certeza de que os profissionais de marketing e comunicação tem um papel preponderante na formação dos consumidores. “Queremos mostrar para esses profissionais que eles podem sensiblizar seus clientes em relação às causas sociais. Essa é uma das funções da comunicação e do marketing. Eles podem fazer isso eficiência e atitude”, diz ela.

Luciana Pereira, publicitária, que veio de Cuiabá (MT), ficou satisfeita com o evento.“Vim com a expectativa de um evento mais formal, mas não foi. Eu aprendi muito com os profissionais de qualidade que passaram por aqui e percebi que, apesar de não estar em um grande centro, como São Paulo, estou antenada nas coisas que estão acontecendo ”. Luciana acha importante participar desse tipo de acontecimento, voltado para coisas em que acredita como tranparência, verdade e honestidade. “Nosso papel como comunicadores é mudar para melhor e tudo que vi aqui me faz crer que estamos no caminho certo, dando valor ao que merece e compartilhando as experiências positivas”, finalizou.

Um comentário:

  1. Parabéns pela brilhante iniciativa de promover este tipo de evento. Gostaria de obter os nomes dos palestrantes, e se possível onde posso obter maiores informações sobre as apresentações e assuntos abordados. No aguardo, agradeço desde já.

    ResponderExcluir