quinta-feira, 4 de junho de 2009

Site abre espaço para reclamações comunitárias

Por Glória Vasconcelos

Criar uma rede que una as reclamações dos cidadãos, tendo na outra ponta um político ou uma ONG capaz de resolver o problema é a missão a que se propôs o site Cidade Democrática, um projeto do Instituto Seiva, expositor da Feira de Marketing Sustentável. O site está no ar há pouco mais de um mês e é aberto para qualquer pessoa que queira apontar um problema coletivo, da cidade ou de esfera estadual ou federal. O site agrupa as reclamações por temas, pessoas ou territórios. De acordo como Rodrigo Bandeira de Luna, coordenador do projeto, "essa é uma ferramenta de participação social, porque, embora as pessoas não se relacionem entre si, elas podem adicionar um problema ou dar apoio para um que já foi adicionado. Desta forma, o usuário se solidariza com o problema do outro. É a principal diferença entre o Cidade Democrática e um site de relacionamentos, como o Orkut, por exemplo".

Segundo Rodrigo, o site serve para identificar as demandas locais, como por exemplo, um buraco na rua, que pode ter mobilizado os moradores na busca de solução, mas que não encontrou resposta adequada. Há casos em que a adeção pode ser grande, como uma demanda por um hospital, em uma cidade, por exemplo. Os problemas mais graves e com mais participação pública o Cidade Democrática encaminhará para o poder público, na busca por solução. “Este ano queremos mobilizar as pessoas e, a partir do final do ano, começar a levar essas reclamações para os órgão competentes”, diz Bandeira. Além disso, todos os apoios que uma reclamação receber serão comunicados ao seu autor, por e-mail, com os comentário do apoiador. Rodrigo acha que o site será uma ferramenta importante para a identificação dos problemas locais e a montagem de uma agenda dos principais problemas de cada cidade.

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