quarta-feira, 3 de junho de 2009

Os conflitos devem favorecer a convergência da empresa com o cliente

Por Fabrício Ângelo

As novas mídias, que permitem uma comunicação direta da empresas com o sociedade, favorecem também, o surgimento de novas situações de conflitos com os consumidores. Muitas empresas não sabem ainda como enfrentar essa situação. Para o fundador da Thymus Branding, Ricardo Guimarães, não existe marca de sucesso que não passe por situações de conflito com o consumidor, no entanto, em sua opinião, elas devem ser encaradas como uma oportunidade de aprofundar o relacionamento da empresa com o seu mercado. “Somente quando nos deparamos com esses conflitos é que amadurecemos o relacionamento entre consumidor e empresa”, explicou Guimarães, falando no painel “Ética e educação para formar uma nova cultura de valores”, ontem, na Feira do Unomarketing.

Para ele, esse tipo de conflito fortalece a convergência da marca com seu público alvo. “Não adianta falar em branding se o consumidor não se sente confortável para reclamar de seu produto preferido. Tem de haver essa cumplicidade e confiança”, diz Guimarães, observando que a ética está intrinsecamente ligada a essa parceria, pois somente com uma relação transparente é que a marca consegue manter sua força. “Isso é construir relacionamento de longo prazo. Conhecendo seus clientes você pode melhorar muito suas negociações, tornando seu potencial de risco muito menor”, esclarece o fundador da Thymus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário